Histórias Bíblicas

 NO COMEÇO DEUS FEZ OS CÉUS E A TERRA. DEUS DISSE: "HAJA LUZ". E A LUZ APARECEU. CHAMOU A LUZ DE "DIA" E A ESCURIDÃO DE "NOITE". ASSIM SURGIU O PRIMEIRO DIA DA CRIAÇÃO DO MUNDO.
 NO SEGUNDO DIA, DEUS CRIOU O FIRMAMENTO E SEPAROU AS ÁGUAS DA TERRA DAS DOS CÉU. DEUS CHAMOU A PARTE DE CIMA DE CÉU, E A PARTE DE BAIXO DE MAR.
 NO TERCEIRO DIA DEUS SEPAROU A TERRA DO MAR. DEPOIS CRIOU AS PLANTAS E AS ÁRVORES FRUTÍFERAS.
 NO QUARTO DIA DEUS CRIOU O SOL, A LUA E TODAS AS ESTRELAS.
 NO QUINTO, DEUS CRIOU NAS ÁGUAS MUITOS PEIXES E MUITOS SERES VIVOS. FEZ TAMBÉM MUITOS PÁSSAROS QUE VOAM NOS CÉUS.
 NO SEXTO DIA DEUS CRIOU VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS DA TERRA. DEPOIS DISTO DISSE DEUS: "VAMOS FAZER O HOMEM PARECIDO COM NOSSA IMAGEM". E ASSIM DEUS FEZ O HOMEM PARECIDO COM SUA PRÓPRIA IMAGEM. DEUS VIU TUDO O QUE ELE TINHA FEITO, E ERA TUDO MUITO BOM.
 ASSIM POIS, DEUS TERMINOU TODA A SUA OBRA. E NO SÉTIMO DIA, NO SÁBADO, DESCANSOU. E ABENÇOOU DEUS O SÁBADO E O SANTIFICOU.
 DENTRE AS MARAVILHAS CRIADAS POR DEUS ESTAVA UM LINDO JARDIM PREPARADO PARA RECEBER O HOMEM. ESTE JARDIM RECEBEU O NOME DE ÉDEN. NELE HAVIA MUITAS ÁRVORES FRUTÍFERAS. A ÚNICA ÁRVORE DA QUAL ADÃO NÃO PODERIA COMER ERA A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. SE DELA COMESSE, MORRERIA.
 ADÃO RECEBEU A FUNÇÃO DE DAR NOME AOS ANIMAIS. ELE PERCEBEU QUE TODOS OS ANIMAIS TINHAM UMA COMPANHEIRA, MENOS ELE. DEUS PERCEBENDO SUA TRISTEZA FEZ ADÃO CAIR EM SONO PROFUNDO, E DE UMA DE SUAS COSTELAS FORMOU A MULHER. ELA RECEBEU O NOME DE EVA.
 ADÃO E EVA VIVERAM FELIZES NO PARAÍSO ATÉ O DIA EM QUE A SERPENTE, A MAIS ASTUTA ENTRE OS ANIMAIS, DISSE: "DEUS SABE QUE NO DIA EM QUE VOCÊS COMEREM DO FRUTO DESSA ÁRVORE, VOCÊS FICARÃO TÃO INTELIGENTES QUANTO DEUS". EVA PERCEBENDO QUE A FRUTA ERA BOA PARA COMER NÃO RESISTIU, COMEU TAMBÉM O MARIDO.
 DEPOIS DE DESOBEDECEREM A DEUS, FICARAM ENVERGONHADOS PORQUE ESTAVAM NUS. ELES, ENTÃO, FIZERAM ROUPAS DE FOLHAS DE FIGUEIRA PARA SE COBRIREM. AO ENTARDECER DEUS CHAMOU ADÃO E EVA. ELE ESTAVA TRISTE PORQUE ELES HAVIAM DESOBEDECIDO A SUA ORDEM.
 POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA ADÃO E EVA DEIXARAM O JARDIM DO ÉDEN. A PARTIR DE ENTÃO ADÃO E EVA TERIAM DE TRABALHAR PARA CONSEGUIR O ALIMENTO. ELES FORAM CULTIVAR A TERRA. TIVERAM MUITOS FILHOS QUE POVOARAM A TERRA.


 OS DESCENDENTES DE ADÃO E EVA SE TORNARAM-SE MAUS AOS OLHOS DE DEUS. DEUS ESTAVA MUITO TRISTE COM A MALDADE QUE REINAVA NA TERRA.
 SOMENTE NOÉ ERA BONDOSO E AMAVA A DEUS. FOI ENTÃO QUE DEUS SE DIRIGIU A NOÉ COMUNICANDO-LHE SEU PLANO DE DESTRUIÇÃO DA TERRA. A TERRA SERIA DESTRUÍDA POR UM ENORME DILÚVIO. NOÉ E SUA FAMÍLIA SERIAM SALVOS E PARA ISSO TERIAM QUE CONSTRUIR UM BARCO ENORME.
 NOÉ RESOLVEU OBEDECER À VONTADE DE DEUS E CONSTRUIR UM GRANDE BARCO CONHECIDO COMO A "ARCA DE NOÉ". ESTE DEVERIA ABRIGAR SUA FAMÍLIA, UM CASAL DE CADA ESPÉCIE DE ANIMAL E COMIDA PARA TODOS.
 A FAMÍLIA DE NOÉ TRABALHOU MUITO PARA CONSTRUIR A ARCA QUE TINHA TRÊS ANDARES. ASSIM QUE ELA FICOU PRONTA OS ANIMAIS FORAM ENTRANDO AOS PARES DENTRO DELA. EM SEGUIDA NOÉ E SUA FAMÍLIA TAMBÉM ENTRARAM NA ARCA E A PORTA FOI FECHADA.
 SETE DIAS MAIS TARDE COMEÇOU A CHOVER MUITO. FORAM 40 DIAS E 40 NOITES DE CHUVA INTENSA. TUDO O QUE HAVIA SOBRE A TERRA FOI COBERTO. ATÉ AS ALTAS MONTANHAS FORAM COBERTAS.
 A ARCA DE NOÉ FLUTUOU SOBRE AS ÁGUAS DURANTE MUITOS DIAS. DURANTE CENTO E CINQUENTA DIAS AS ÁGUAS PREDOMINARAM SOBRE A TERRA. FOI ENTÃO QUE DEUS SE LEMBROU DE NOÉ E DE TODOS OS ANIMAIS QUE ESTAVAM NA ARCA. DEUS ENVIOU UM FORTE VENTO E AS ÁGUAS COMEÇARAM A BAIXAR E A CARCA POUSOU SOBRE O MONTE ARARATE.
 PASSADOS MAIS QUARENTA DIAS, NOÉ ABRIU A JANELA QUE FIZERAM NA ARCA E SOLTOU UM CORVO, QUE IA E VOLTAVA, PARA SABER SE SECARAM AS ÁGUAS SOBRE A TERRA. DEPOIS NOÉ SOLTOU UMA POMBA PARA VER SE JÁ HAVIA TERRA SECA. COMO NÃO ENCONTROU ONDE POUSAR, A POMBA VOLTOU PARA A ARCA.
 SETE DIAS MAIS TARDE, NOÉ SOLTOU A POMBA NOVAMENTE. DESSA VEZ ELA VOLTOU TRAZENDO UMA FOLHA DE OLIVEIRA.NOÉ, ENTÃO, ESPEROU MAIS SETE DIAS PARA SOLTAR A POMBA NOVAMENTE. DESTA VEZ ELA NÃO VOLTOU MAIS.
 VENDO ENTÃO QUE A TERRA ESTAVA SECA, NOÉ E TODOS OS ANIMAIS SAÍRAM DA ARCA.
 NOÉ E SUA FAMÍLIA AGRADECERAM A DEUS PELO LIVRAMENTO. DEUS PROMETEU NUNCA MAIS DESTRUIR A TERRA COM AS ÁGUAS DO DILÚVIO E COMO SINAL DE SUA ALIANÇA COM OS HOMENS COLOCOU O ARCO-ÍRIS NO CÉU. 
 VIVIA EM NAZARÉ UMA MOÇA SIMPLES E PURA CHAMADA MARIA. ELE ERA NOIVA DO CARPINTEIRO JOSÉ.
 UM DIA, DEUS ENVIOU O ANJO GABRIEL PARA FALAR COM MARIA. O ANJO CONTOU QUE ELA ERA A ESCOLHIDA POR DEUS PARA TER UM FILHO CHAMADO JESUS. "ELE SERÁ GRANDE E SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO".
 MARIA, ENTÃO, PERGUNTOU:
- COMO PODE SER ISTO, SE AINDA NÃO TENHO MARIDO?
 O ANJO RESPONDEU QUE O FILHO SERIA GERADO PELO ESPÍRITO SANTO. MARIA ESTAVA DISPOSTA A FAZER A VONTADE DE DEUS.
 ALGUM TEMPO DEPOIS, O IMPERADOR CÉSAR AUGUSTO RESOLVEU CONTAR QUANTAS PESSOAS VIVIAM NO IMPÉRIO. TODOS DEVERIAM VOLTAR PARA A CIDADE DE ORIGEM PARA SEREM CONTADOS. JOSÉ E MARIA ERAM DE BELÉM, A CIDADE DE DAVI. E PARA LÁ FORAM OS DOIS. A VIAGEM ERA LONGA E CANSATIVA.
 AO CHEGAREM A BELÉM, A CIDADE ESTAVA LOTADA. NÃO HAVIA MAIS LUGAR PARA SE HOSPEDAR. ACHARAM SOMENTE UMA ESTREBARIA, ONDE FICARAM NO MEIO DOS ANIMAIS. ALI NASCEU O MENINO JESUS. MARIA O ENVOLVEU COM PANOS E O DEITOU NUMA SIMPLES MANJEDOURA.
 OS PASTORES QUE CUIDAVAM DAS OVELHAS NO CAMPO, RECEBERAM A NOTÍCIA DE UM ANJO DO SENHOR QUE LHES DISSE: - "NÃO TENHAM MEDO, EU VOS TRAGO UMA BOA NOTÍCIA. HOJE NASCEU, NA CIDADE DE DAVI, O SALVADOR, QUE É CRISTO, O SENHOR. VOCÊS O ENCONTRARÃO NUMA MANJEDOURA ENROLADO EM PANOS".
 IMEDIATAMENTE,OS PASTORES FORAM ATÉ BELÉM E ENCONTRARAM MARIA, JOSE E O MENINO JESUS DEITADO NUMA MANJEDOURA. OS PASTORES VOLTARAM LOUVANDO E GLORIFICANDO A DEUS POR TUDO O QUE TINHAM OUVIDO.
 MUITAS PESSOAS ESPERAVAM O NASCIMENTO DE JESUS. ASSIM, TRÊS MAGOS DO ORIENTE TAMBÉM FORAM ADORAR O MENINO JESUS. ELES FORAM GUIADOS POR UMA ESTRELA.
 AO CHEGAREM AO LUGAR ONDE JESUS ESTAVA, A ESTRELA PAROU. ENTÃO, ELES ENTRARAM E ADORARAM O MENINO JESUS. TAMBÉM LHE DERAM PRESENTES: OURO, INCENSO E MIRRA.


 DURANTE ALGUM TEMPO JESUS MOROU EM CAFARNAUM NAS MARGENS DE UM LAGO. A PARTIR DAÍ, JESUS PASSOU A PREGAR PEDINDO PARA QUE AS PESSOAS MUDASSEM DE VIDA.
 UM DIA, CAMINHANDO JUNTO AO MAR DA GALILÉIA, ENCONTROU DOIS IRMÃOS, SIMÃO (CHAMADO PEDRO) E ANDRÉ JOGANDO SUAS REDES NO MAR. ELES ERAM PESCADORES.
 JESUS LHES DISSE:
- VINDE APÓS MIM QUE EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS. SEM HESITAR, SIMÃO E ANDRÉ ABANDONARAM SUAS REDES E O SEGUIRAM.
 UM POUCO ADIANTE JESUS ENCONTROU TIAGO E JOÃO, OS FILHOS DE ZEBEDEU, QUE ESTAVAM CONSERTANDO SUAS REDES. JESUS TAMBÉM OS CHAMOU. NO MESMO INSTANTE, ELES TAMBÉM DEIXARAM SEU PAI, SEU BARCO E SUAS REDES E O SEGUIRAM.
 JESUS COMEÇOU A PREGAR NA BEIRA DO LAGO. CADA VEZ MAIS PESSOAS VINHAM PARA OUVIR JESUS. UM DIA, APÓS TER FALADO COM OS DISCÍPULOS, ORDENOU A PEDRO QUE JOGASSE AS REDES AO MAR. PEDRO PROTESTOU: "PASSEI A NOITE INTEIRA PESCANDO E NÃO PEGUEI NENHUM PEIXE; MAS, JÁ QUE O SENHOR PEDIU, LANÇAREI AS REDES NOVAMENTE".
 PEDRO JOGOU A REDE E QUAL NÃO FOI A SURPRESA QUANDO VIRAM QUE A REDE ESTAVA TÃO CHEIA QUE QUASE RASGOU. OUTROS PESCADORES, ENTÃO, AJUDARAM A COLOCAR OS PEIXES NO BARCO. ENCHERAM DOIS BARCOS A TAL PONTO DE QUASE AFUNDAREM OS DOIS.
 PEDRO FICOU ADMIRADO COM O PODER DE JESUS. JESUS LHE DISSE QUE DALI EM DIANTE PEDRO SERIA PESCADOR DE HOMENS.
 DEPOIS DISTO, JESUS ENCONTROU UM COBRADOR DE IMPOSTOS CHAMADO LEVI. PARA RETRIBUIR A HONRA DE TER SIDO ESCOLHIDO POR JESUS, LEVI OFERECEU UM GRANDE BANQUETE EM SUA CASA. MUITOS PUBLICANOS DO BANQUETE.
 JESUS PASSOU A SER CRITICADO PELOS JUDEUS RELIGIOSOS PORQUE HAVIA COMIDO COM OS COBRADORES DE IMPOSTOS E PECADORES. JESUS, ENTÃO, RESPONDEU QUE OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO, MAS SIM OS DOENTES: "NÃO VIM CHAMAR OS JUSTOS, MAS SIM OS PECADORES".
 PARA COMPLETAR A LISTA DOS DOZE DISCÍPULOS, JESUS PASSOU A NOITE ORANDO A DEUS. QUANDO AMANHECEU CHAMOU OS SEUS DISCÍPULOS, ESCOLHEU DOZE, AOS QUAIS TAMBÉM DEU O NOME DE APÓSTOLOS. SIMÃO PEDRO, ANDRÉ, SEU IRMÃO; TIAGO E JOÃO; FELIPE E BARTOLOMEU; MATEUS E TOMÉ; TIAGO E SIMÃO, O ZELOTE; JUDAS, FILHO DE TIAGO E JUDAS ISCARIOTES, QUE SE TORNOU TRAIDOR.

 JESUS E SEUS DISCÍPULOS FORAM CONVIDADOS PARA UM CASAMENTO EM CANÁ DA GALILÉIA. A MÃE DE JESUS, MARIA, TAMBÉM ESTAVA LÁ.
 TODOS ESTAVAM MUITO ALEGRES COM O CASAMENTO. HAVIA MUITA COMIDA E UM VINHO MUITO BOM. AS PESSOAS PODIAM COMER E BEBER À VONTADE.
 MAS, QUANDO TODOS ESTAVAM SENTADOS PARA O BANQUETE, MARIA VIU QUE NÃO TINHA MAIS VINHO PARA OFERECER AOS CONVIDADOS. ELA FICOU MUITO TRISTE E FOI DIZER A JESUS QUE O VINHO TINHA ACABADO.
 JESUS, ENTÃO, MANDOU OS SERVOS ENCHEREM OS JARROS VAZIOS COM ÁGUA E, EM SEGUIDA, MANDOU-OS SERVIR AOS CONVIDADOS.
 OS SERVOS OBEDECERAM A JESUS E COMEÇARAM A ENCHER OS COPOS DOS CONVIDADOS COM O MELHOR VINHO.
 O CONVIDADO MAIS IMPORTANTE DA FESTA, QUANDO PROVOU A ÁGUA TRANSFORMADA EM VINHO, DISSE AO NOIVO: "MUITOS SERVEM PRIMEIRO O MELHOR VINHO E DEPOIS O MAIS INFERIOR; MAS TU DEIXASTE O MELHOR VINHO PARA O FINAL DA FESTA".
 O NOIVO NÃO TINHA GUARDADO VINHO NENHUM E NÃO  SABIA DE ONDE TINHA VINDO AQUELE VINHO TÃO MARAVILHOSO. TODOS BEBIAM FELIZES E A FESTA FICOU AINDA MAIS BONITA.
 OS DISCÍPULOS, VENDO O QUE JESUS TINHA FEITO, FICARAM MUITO ADMIRADOS E CRERAM NELE.
 ESTE FOI O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS.



 QUANDO JESUS SOUBE DA MORTE DE JOÃO BATISTA, ELE FICOU MUITO TRISTE. JESUS RESOLVEU ISOLAR-SE PARA DESCANSAR UM POUCO.
 JESUS ENTROU EM UM BARCO COM OS SEUS DISCÍPULOS E DECIDIU IR PARA UM LUGAR DESERTO DO OUTRO LADO DO LAGO.
 A MULTIDÃO, AO SABER PARA ONDE JESUS ESTAVA INDO, SEGUIU-O POR TERRA AO SEU ENCONTRO. JESUS AO DESEMBARCAR VIU A GRANDE MULTIDÃO, TEVE COMPAIXÃO DELA E CUROU OS SEUS ENFERMOS.
 JESUS PERCEBEU QUE A MULTIDÃO ERA COMO OVELHAS QUE NÃO TÊM SEU PASTOR, COMPADECEU-SE DELA. PASSOU A ENSINAR-LHE MUITAS COISAS.
 COMO A NOITE ESTAVA SE APROXIMANDO, OS DISCÍPULOS PEDIRAM A JESUS PARA QUE DESPEDISSE DO POVO A FIM DE QUE AS PESSOAS PUDESSEM PASSAR PELAS ALDEIAS E COMPRAR ALGO PARA COMER.
 JESUS, ENTÃO, ORDENOU AOS PRÓPRIOS DISCÍPULOS QUE DESSEM ALGO DE COMER AO POVO. OS DISCÍPULOS, PERPLEXOS, DISSERAM A JESUS QUE SÓ TINHA CINCO PÃES E DOIS PEIXES. JESUS, ENTÃO, PEDIU PARA QUE TROUXESSEM O QUE TINHAM.
 JESUS ORDENOU QUE A MULTIDÃO SE ASSENTASSE SOBRE A RELVA E DEPOIS TOMOU OS CINCO PÃES E OS DOIS PEIXES, ERGUEU OS OLHOS AO CÉU, E ABENÇOOU OS ALIMENTOS. DEPOIS JESUS DEU AOS DISCÍPULOS E ESTES DISTRIBUÍRAM À MULTIDÃO.
 TODOS COMERAM E SE FARTARAM. E, DOS PEDAÇOS QUE SOBRARAM, FORAM RECOLHIDOS DOZE CESTOS CHEIO DE ALIMENTOS. AS PESSOAS QUE COMERAM ERAM CERCA DE CINCO MIL.
 DEPOIS DESSE MILAGRE, AS PESSOAS, QUE AINDA DUVIDAVAM DE JESUS, PASSARAM A ACREDITAR QUE JESUS ERA MESMO O FILHO DE DEUS.

 JESUS GOSTAVA MUITO DE ENSINAR AS PESSOAS USANDO EXEMPLOS QUE ELAS PUDESSEM COMPREENDER. É POR ISSO QUE JESUS USOU MUITAS PARÁBOLAS PARA FALAR DE SI E DE DEUS.
 UM DIA JESUS CONTOU A SEGUINTE PARÁBOLA: UM HOMEM TINHA DOIS FILHOS. O MAIS NOVO PEDIU AO PAI QUE LHE FOSSE DADO A SUA PARTE DA HERANÇA. O PAI REPARTIU OS BENS.
 DEPOIS DE ALGUNS DIAS O FILHO MAIS NOVO JUNTOU TUDO O QUE LHE PERTENCIA E RESOLVEU PARTIR PARA UM TERRA BEM DISTANTE. CHEGANDO LÁ VIVEU DA MELHOR FORMA QUE PÔDE, ESBANJANDO TUDO O QUE TINHA.
 UM DIA, PORÉM, ACABOU TUDO O QUE ELE TINHA. UMA GRANDE FOME SOBREVEIO AO PAÍS ONDE O MOÇO SE ENCONTRAVA. COMEÇOU A PASSAR FOME TAMBÉM.
 FOI ENTÃO QUE ELE ARRUMOU UM SERVIÇO. PASSOU A CUIDAR DOS PORCOS. DESEJAVA MUITO COMER DA COMIDA DOS PORCOS, MAS NINGUÉM LHE DAVA NADA.
 EM MEIO AO SOFRIMENTO QUE PASSAVA, O MOÇO LEMBROU-SE DOS TRABALHADORES DA CASA DO SEU PAI QUE TINHAM PÃO COM FARTURA, E ELE, NO ENTANTO, ALI MORRENDO DE FOME. ARREPENDIDO POR TUDO, RESOLVEU ENTÃO PARA CASA DE SEU PAI.
 APESAR SE ESTAR ELE AINDA LONGE DA CASA DO SEU PAI, ESTE O AVISTOU E CORREU AO SEU ENCONTRO ABRAÇANDO-O E BEIJANDO-O. O PAI MANDOU PREPARAR UMA GRANDE FESTA PARA COMEMORAR O RETORNO DO FILHO. MANDOU TRAZER AO FILHO TAMBÉM A MELHOR ROUPA, ANEL E SANDÁLIAS.
 O FILHO MAIS VELHO, AO CHEGAR EM CASA E VER A FESTA QUE O PAI ESTAVA FAZENDO PARA O FILHO ESBANJADOR, FICOU INCONFORMADO E QUEIXOU-SE AO PAI DE QUE ELE, QUE SEMPRE FORA OBEDIENTE, JAMAIS HAVIA RECEBIDO TAL TRATAMENTO. O PAI ENTÃO RESPONDEU AO FILHO MAIS VELHO:- "TUDO AQUILO QUE É MEU É TEU TAMBÉM".
 ASSIM TAMBÉM DEUS SE ALEGRA COM AQUELES QUE SE VOLTAM PARA ELE.

 AS PESSOAS GOSTAVAM MUITO DE SE REUNIR PARA OUVIR JESUS. UM DIA, ELE CONTOU A HISTÓRIA DA OVELHA PERDIDA:
 "HAVIA UM PASTOR QUE POSSUÍA CEM OVELHAS. ELE CONHECIA BEM CADA UMA DELAS, E ELAS TAMBÉM O CONHECIAM".
 DE MANHÃ CEDO, O BOM PASTOR CHAMAVA CADA OVELHA PELO SEU NOME, E TODAS SAÍAM JUNTAS, À NOITE, ELAS FICAVAM NO ESTÁBULO E DORMIAM NA PALHA.
 O PASTOR CUIDAVA BEM DO SEU REBANHO. POR ISSO AS OVELHAS SEMPRE FICAVAM PERTO DELE. MAS, CERTA VEZ, QUANDO CHEGOU EM CASA, À NOITE, CONTOU-AS E VIU QUE FALTAVA UMA. UMA DELAS TINHA FUGIDO...
 O PASTOR ESTAVA TRISTE, CANSADO E COM FOME, MAS MESMO ASSIM VOLTOU PARA O CAMPO À PROCURA DA OVELHA QUE FALTAVA. LÁ ESTAVA ESCURO E TINHA MUITOS BURACOS, MAS O PASTOR NÃO DESISTIU E, FINALMENTE, A ENCONTROU.
 A OVELHA ESTAVA MACHUCADA. ENTÃO, O PASTOR A LEVOU PARA CASA E CUIDOU DELA. AGORA, O BOM PASTOR ESTAVA ALEGRE; TINHA ENCONTRADO A OVELHINHA PERDIDA. E SÓ ENTÃO ELE DESCANSOU."
 QUANDO JESUS CONTOU ESTA HISTÓRIA, ELE TAMBÉM DISSE: "EU SOU O BOM PASTOR." COM ISSO ELE QUIS DIZER QUE É O NOSSO PASTOR; E NÓS, AS SUAS OVELHAS.
 JESUS CUIDA DE NÓS COMO UM PASTOR CUIDA DE SUAS OVELHAS. ENTÃO SE ALGUÉM SE PERDER DELE, ELE VAI PROCURAR ATÉ ENCONTRAR E VAI FICAR MUITO CONTENTE.
 ESSE É UM DOS MOTIVOS DE JESUS TER VINDO À TERRA: TRAZER ESPERANÇA E SALVAÇÃO ÀS PESSOAS.

 UM DIA, ENQUANTO JESUS ENSINAVA A BEIRA MAR, ELE CONTOU EM FORMA DE PARÁBOLA A HISTÓRIA DO SEMEADOR.
 UMA GRANDE MULTIDÃO SE REUNIU AO REDOR DE JESUS ENQUANTO ELE FALAVA: "UM SEMEADOR SAIU A SEMEAR. ENQUANTO SEMEAVA, UMA PARTE CAIU A BEIRA DO CAMINHO, AS AVES VIERAM E COMERAM AS SEMENTES;
 OUTRA PARTE DAS SEMENTES CAIU NUM LUGAR CHEIO DE PEDRAS, ONDE HAVIA POUCA TERRA. LOGO NASCEU, PORQUE A TERRA NÃO ERA PROFUNDA. MAS O SOL A QUEIMOU E, COMO NÃO TINHA RAIZ, SECOU.
 ALGUMAS SEMENTES CAÍRAM ENTRE OS ESPINHOS. ESTES CRESCERAM E SUFOCARAM AS SEMENTES E ELAS NÃO DERAM FRUTOS. FINALMENTE, UMA PARTE CAIU EM TERRA FÉRTIL E BOA, CRESCEU, DEU FRUTOS E PRODUZIU MUITO."
 ESTA PARÁBOLA JESUS CONTOU ÀQUELA MULTIDÃO E EXPLICOU: " O SEMEADOR SEMEIA A PALAVRA; O LUGAR QUE REPRESENTA A BEIRA DO CAMINHO SÃO AS PESSOAS QUE, QUANDO OUVEM A PALAVRA DE DEUS, ENDURECEM O CORAÇÃO E NÃO ACEITAM O QUE JESUS NOS TEM A DIZER.
 ASSIM, TAMBÉM SÃO OS LUGARES CHEIOS DE PEDRAS. SÃO PESSOAS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A RECEBEM COM ALEGRIA. MAS, AO ENFRENTAREM DIFICULDADES NA VIDA, ACABAM SE AFASTANDO DA PALAVRA DE DEUS.
 OS SERES HUMANOS, COMPARADOS AOS LUGARES CHEIO DE ESPINHOS SÃO AQUELES QUE AMAM AS COISAS DO MUNDO, POR EXEMPLO, AS RIQUEZAS, MAS DO QUE AMAM A DEUS. E QUANDO RECEBEM A PALAVRA DE DEUS, SUFOCAM-NA E NÃO DEIXAM QUE DÊ FRUTOS.
 PORÉM EXISTEM AQUELAS PESSOAS QUE SÃO COMO A TERRA FÉRTIL E BOA. AO OUVIREM A PALAVRA, RECEBEM-NA E GUARDAM-NA COM MUITA FÉ E DÃO MUITOS FRUTOS.
 É BOM QUE SEJAMOS COMO A TERRA BOA E FÉRTIL: AO OUVIR A PALAVRA DE DEUS, DEVEMOS GUARDA-LA PARA PRODUZIR BONS FRUTOS.   

Certo homem tinha que fazer uma viagem. Ele morava em Jerusalém e devia ir a uma outra cidade, a Jericó.
Era um caminho abandonado e inseguro por onde ele tinha que passar. Lá não havia nenhuma casa, e lá não havia morador nenhum. Ao redor só havia morros e capoeiras.
Mas depois de um tempinho ... Tap tap - tap - ele escutou alguém se aproximando.
Era um homem vestido de branco. Um sacerdote que tinha feito orações no templo, um servo de Deus. Este de certo teria compaixão do pobre homem. Com certeza iria ajudá-lo.
O homem ergueu a cabeça, devagarzinho, e clamou: "Ajude-me, ajude-me!"
Mas o sacerdote fez de conta que não ouviu nada. Ele não tinha dó desse coitado. Deixou-o abandonado ali e passou depressa para o outro lado do caminho.
O homem infeliz estava outra vez sozinho, e gemia e sofria.
Mas escute!
Tap, - tap - tap ...
Outra vez alguém se aproximava. Agora vinha um levita, um empregado do sacerdote. Este também estivera no templo. Também ele era um servo de Deus. Será que este teria mais compaixão?
"Ajude-me, ajude-mel" Gritava o pobre homem.
Mas o levita também não era um bom servo de Deus. Passou tão depressa corno o sacerdote.
0 ferido estava outra vez sozinho. Sua cabeça doia horrivelmente, e seu corpo todo também. Estava ficando cada vez pior.
Ele suspirava. Ele gemia.
Ninguém tinha compaixão dele. E pensava: Agora tenho certeza que vou morrer aqui!
Mas escute, não vinha outra vez alguém?
Trap - trap - trap ... assim fazia.
Um jumento se aproximava devagarzinho.
E havia um homem montado no jumento. Será que este iria acudir o ferido?
Não, ele certamente não ajudaria. Pois era um samaritano, um homem de um país estranho. Era um inimigo. Este iria zombar e dizer: "Ah, você está deitado aí? Bem feito."
0 pobre homem à beira do caminho fechou os olhos e ficou bem quieto, para que o samaritano não o visse.
Mas escute, o jumento parou. Ouviram-se passos. E alguém falou: "Oh, pobre coitado, que lhe fizeram? Você não pode andar mais? Espere, eu lhe ajudarei."
Então o samaritano ajoelhou-se ao lado do homem, lavou o sangue e atou um pano na cabeça dolorida. Depois levantou o ferido com muito cuidado e sentou-o no jumento, e ele mesmo foi andando ao lado, para cuidar que o homem não caísse.
Ele nem se lembrava de que esse homem era seu inimigo. Isso não lhe importava. Ele amava seu inimigo. E tinha compaixão dele. Ele era um bom samaritano.
Assim seguiram devagarzinho pelo caminho, até chegarem a um albergue. Isso era uma casa grande, na qual se podia dormir, quando se estava em viagem. Mas devia-se dar dinheiro para isso.
O samaritano carregou o homem para dentro da casa, deitou-o numa cama e cuidou bem dele. E quando ele teve que seguir viagem, na manhã seguinte, chamou o dono do albergue, deu-lhe dinheiro e disse: "Isto é para você, mas você deverá cuidar bem desse pobre homem. Não o mande embora antes de estar bem curado outra vez. E se for preciso pagar mais, dar-lhe-ei o dinheiro quando voltar."
Também esta história o Senhor Jesus mesmo contou.
E quando o Senhor Jesus acabou de contá-la, Ele ainda perguntou: "Quem dos três fez o que Deus queria? O sacerdote, o levita ou o samaritano?"
Não era difícil responder esta pergunta. As pessoas souberam respondê-la com facilidade. E o Senhor Jesus disse: Então, vocês devem fazer assim também.

Jesus contou uma história sobre dois tipos de plantas: o trigo e o joio.
Um homem semeou em suas terras sementes boas - o trigo.
No meio da noite, alguém que não gostava dele, e foi e semeou o joio.
Quando as plantas começaram a crescer, os empregados daquele homem perguntaram quem poderia ter semeado aquelas plantas ruins e se poderiam arrancá-las.
O patrão respondeu que um inimigo as havia semeado e que esperassem o tempo da colheita para colher as plantas boas e guardar no seu depósito. Mas as plantas ruins serão jogadas e queimadas.
Jesus explicou a história assim:
O terreno é o mundo.
O trigo são as pessoas que amam e obedecem a Deus.
O joio são as pessoas que odeiam a Deus e fazem maldades.
A colheita será quando Jesus voltar. Os anjos vão fazer a colheita.
As pessoas qie amam a Deus vão para o céu. As que fazem maldade vão ficar sofrendo para sempre.

APÓS A CEIA, JESUS LEVOU TRÊS DISCÍPULOS (PEDRO, TIAGO E JOÃO) PARA UM LUGAR TRANQUILO, O MONTE DAS OLIVEIRAS,  PARA ORAR.
 JESUS SABIA QUE LOGO PASSARIA POR MUITO SOFRIMENTO E MORTE. POR ISSO, JESUS PEDIU QUE, SE POSSÍVEL, O SOFRIMENTO FOSSE AFASTADO DELE. JESUS, PORÉM, QUERIA FAZER A VONTADE DE DEUS. ENQUANTO JESUS ORAVA, OS SEUS DISCÍPULOS DORMIAM.
 EM SEGUIDA JESUS ACORDOU OS DISCÍPULOS CONVIDANDO-OS A IR EMBORA PORQUE O TRAIDOR ESTAVA CHEGANDO. JUDAS ISCARIOTES TRAIU JESUS POR TRINTA MOEDAS DE PRATA. JUDAS APROXIMOU-SE DE JESUS E COM UM BEIJO O ENTREGOU AOS GUARDAS.
 OS GUARDAS PRENDERAM JESUS E O ENTREGARAM AOS CHEFES DOS SACERDOTES PARA SER JULGADO. OS LÍDERES JUDEUS QUERIAM MATAR JESUS PORQUE AFIRMAVA SER ELE O FILHO DE DEUS. JESUS FOI LEVADO AO GOVERNADOR PILATOS, ESTE NÃO ENCONTROU NADA DE ERRADO EM JESUS. O POVO, NO ENTANTO, EXIGIA SUA CRUCIFICAÇÃO.
 OS SOLDADOS ROMANOS COLOCARAM UMA COROA DE ESPINHOS NA CABEÇA DE JESUS. DERAM-LHE TAMBÉM UMA CRUZ QUE FOI LEVADA POR ELE ATÉ UM LUGAR CHAMADO GÓLGOTA. LÁ ELE FOI CRUCIFICADO ENTRE DOIS LADRÕES. MUITAS PESSOAS CHORARAM A MORTE DE JESUS.
 DEPOIS DE SEIS HORAS DE MUITO SOFRIMENTO, JESUS MORREU. NAS TRÊS ÚLTIMAS HORAS HOUVE TREVAS SOBRE A TERRA. DEPOIS DISTO A TERRA TREMEU, AS ROCHAS DE FENDERAM E MUITOS FICARAM EM PÂNICO.
 EM SEGUIDA, O CORPO DE JESUS FOI COLOCADO EM UM SEPULCRO NOVO. UMA GRANDE PEDRA FOI POSTA NA ENTRADA E GUARDAS PERMANECIAM NA FRENTE DO SEPULCRO PARA QUE NINGUÉM ROUBASSE O CORPO DE JESUS.
 NO TERCEIRO DIA APÓS A MORTE DE JESUS, UM ANJO DO SENHOR REMOVEU A PEDRA E JESUS RESSUSCITOU. OS GUARDAS, ENTÃO, COM MEDO FUGIRAM. MARIA MADALENA E OUTRA MARIA FORAM ATÉ O SEPULCRO PARA PARA VER JESUS.
 UM ANJO APARECEU ÀS MULHERES FALANDO QUE JESUS TINHA RESSUSCITADO. AS MULHERES CONTARAM A BOA NOTÍCIA AOS DISCÍPULOS.
 APÓS SUA RESSURREIÇÃO JESUS APARECEU A MUITAS PESSOAS. TRANSMITIU MUITOS ENSINAMENTOS. PEDIU QUE AS PESSOAS FALASSEM DELE AOS OUTROS. APÓS QUARENTA DIAS DE SUA RESSURREIÇÃO, JESUS LEVOU SEUS DISCÍPULOS ATÉ BETÂNIA E OS ABENÇOOU E ENTÃO SUBIU AO CÉU








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Home